22 de junho de 2016

base

Tenho vindo a falar sobre estilo, sobre looks e dicas de como hão-de usar esta ou aquela peça (principalmente no facebook). Mas está a falhar o mais importante: a base.
Como em tudo, nada resulta - pelo menos por muito tempo - numa base descuidada. Pensem, por exemplo, num móvel que querem restaurar. Podem simplesmente pintá-lo e transformam-no completamente. Mas para o fazer como deve ser, têm primeiro que lixá-lo (várias vezes), tapar buraquinhos e fendas, passar primário e só depois é que pintam com uma cor toda xpto que vai fazer um brilharete.
O post de hoje é essencial para lerem e guardarem. Hoje vou dar-vos 10 dicas úteis para manterem a vossa "base" sempre impecável. Depois disso, até com uma t-shirt básica e umas calças de ganga vão parecer espetaculares.
Apontem:

1. Descansem
Podem dizer "grande novidade!", mas é um facto que dormir uma noite descansada faz milagres pela nossa pele e pela nossa alma. Acordamos com mais energia, mais frescas e revitalizadas, ajuda a descansar os músculos do exercício físico. Enfim, só traz vantagens.
Durmam, pelo menos, 7 a 8 horas por noite. Algumas dicas: evitem o exercício físico depois do jantar (porque vai dar-vos energia e não vão conseguir adormecer); não comam nada pesado ou que vos deixe mal dispostas assim como bebidas com cafeína; não bebam muito para que não tenham que acordar a meio da noite e assim interromperem o vosso sono; afastem-se de aparelhos digitais pelo menos 1 hora antes de adormecerem - desliguem a TV, o telemóvel e o computador - e optem por um livro, por exemplo; um banho relaxante também é uma ótima dica para quem, ainda assim, tenha dificuldade em adormecer. Por fim, antes de adormecerem, pensem em coisas boas ou desejos. Vão dormir como bebés. 

2. Comam bem
Não defendo as dietas loucas e desnecessárias, claro que não. Mas repensem os vosso hábitos. O que fazem de mal? O que é que não fazem de todo? Fazer todas as refeições é fundamental e não se deve ficar mais de 3 horas sem comer. Evitem os fritos, a fast food, os refrigerantes (cheiinhos de açúcar), os doces; substituam alimentos por outros mais amigos do nosso corpo; comam muita fruta e vegetais; variem a vossa alimentação; introduzam sementes; abdiquem do açúcar no café, no leite ou no chá; tenham atenção aos produtos que se dizem "light" (a maioria das vezes não o são). Mas não se impeçam de comer uma sobremesa docinha, ou de comer um gelado de quando em vez, ou até de atacar uma pizza. O meu conselho é o seguinte: escolham uma coisa que vos dá mesmo muito prazer comer (o meu pecado são as pizzas, tenho que admitir) e uma vez por mês ofereçam-se a esse prazer. Evitem prevaricar noutros dias em coisas que, se pensarem bem, nem vos dão assim tanto prazer quanto isso.
Mas tudo é uma questão de hábitos! Depois de começarem, não vão querer outra coisa.

3. Bebam água
Mais outro hábito que é isso mesmo: um hábito.
Eu era a pessoa que menos água bebia por dia. Um copo, dois na loucura. De um dia para o outro decidi que ia ser diferente. Já lá vai mais de 1 mês desde que me decidi beber entre 2 a 3 litros de água (raramente chego aos 3 litros porque não tenho vida para ir à casinha 10 vezes por dia) e noto resultados. Não precisam de exagerar, como eu! De 1,5 a 2 litros é o suficiente. "Ai e tal mas eu não tenho assim tanta sede" claro que não! Ninguém tem. Mas o problema é que só bebemos água quando sentimos sede e nesse ponto já é o nosso corpo a sentir-se desidratado. O ideal é nunca terem sede. Um conselho útil e amigo do ambiente: comprem aquelas garrafas da Tupperware (sabem?) e não a larguem. Vão enchendo ao longo do dia com água da torneira - que é ótima na maioria dos casos, não se ponham com coisas! Assim conseguem controlar a quantidade de água que bebem (por exemplo, eu sei que tenho que beber, no mínimo 4 garrafas de água - meio litro de cada vez), poupam dinheirinho porque não estão sempre a comprar garrafas de água e ainda estão a ser amigas do ambiente porque consomem recursos naturais e não poluem o ambiente com as garrafas plásticas.
Garanto-vos, mais uma vez, que é uma questão de hábito e que, não tarda, já é um vício e dão por vocês a beber água como se não houvesse amanhã só porque sim.

4. Façam exercício físico
Outra coisa que não é novidade para ninguém. O exercício físico faz bem ao corpo e à alma. Escolham uma modalidade com que se sintam mais confortáveis para começarem a ganhar o gosto. Por exemplo, gostam de dançar? Façam Zumba. Se não gostarem, podem sempre trocar e praticar outra modalidade que prefiram. Não desistam pelo caminho. Dou-vos o meu exemplo: detesto máquinas e detesto correr. Por isso meti-me numa aula de GAP (glúteos, abdominais e pernas) e ADORO. Nunca falto ao ginásio porque vou por gosto e não por obrigação. Vocês só têm que começar por aí. "Ai mas dizem que o que faz emagrecer é correr, só que eu detesto correr" - então não corram no início. Cultivem o gosto pelo exercício primeiro e depois arrisquem em modalidades nas quais não se sentem confortáveis e deixem-se conquistar aos poucos. O mais importante não é emagrecer de imediato. É ganhar resistência, ganhar saúde, sentirem os músculos a fortalecer e depois é só continuar com esse ritmo.
Dicas úteis: comprem roupa gira, que vos motive a ir para o ginásio; vão com amigas ou colegas, comprometam-se com boleias, para que a tentação de faltar seja minimizada; não estabeleçam objetivos de imediato sem conhecerem o vosso metabolismo primeiro - vão ficar desiludidas e vão querer desistir; procurem a ajuda de um profissional (PT) ou procurem aulas de grupo; se forem para o ginásio depois do trabalho, vistam-se logo e não se sentem no sofá. É meio caminho andado para cederem à tentação de ficarem por ali; escolham ginásios perto de vossa casa, mesmo que nem tenham as melhores condições ou os melhores preços - se puderem ir a pé, melhor! Assim ficam sem desculpas e não têm que pensar muito - põem um pé fora de casa e já estão quase a chegar (entretanto fazem o aquecimento no caminho).
Se não querem gastar dinheiro em ginásios ou PT's, então porque não aproveitam o parque em vossa casa e vão correr, caminhar ou fazer exercícios? Ou vejam tutoriais no YouTube e façam-nos em casa. Não há desculpas!
Quando ganharem o gosto, vão querer aumentar os dias de treino, as modalidades... Enfim, nem se vão reconhecer - digo-o por experiência própria.

5. "Alinhem os chakras"
Sempre me disseram "mente sã, corpo são". É certo que termos um corpo bonito é meio caminho andado para arrasarmos em qualquer trapinho. Mas a mente tem que ser tão ou mais bonita que o exterior. Pronto, eu sei que grande maioria de vós não acredita no karma, nos chakras, no nirvana e até acha a meditação aborrecida. Não estou a dizer que devamos correr para nos inscrevermos nas aulas de Yoga ou de Tai Chi mais próximas. Só estou a dizer que descontrair, repensar o nosso dia, relativizar, perceber o que nos faz feliz e fazê-lo várias vezes, fazer o bem sem olhar a quem... Tudo isso faz com que vivamos melhor connosco e com os outros, faz-nos pessoas melhores, mais bonitas, mais felizes e mais radiosas - e isso nota-se na pele (garanto ;D ).
Por isso, tentem ser melhores pessoas todos os dias.

6. Cuidem da vossa pele
Uma pele bem tratada nota-se à distância. E é tão bom quando alguém se encosta a nós e diz "que pele tão macia!" ou "cheiras tão bem!". E para ter esse resultado não é preciso grandes esforços. Primeiro, beber água já é metade do caminho percorrido para ter uma pele saudável. Evitar o açúcar, o álcool e o tabaco é fundamental. E passemos aos rituais: fazer a depilação com regularidade. Umas sobrancelhas bem delineadas e zero (ou pouquíssimos) pelos no resto do corpo é uma prioridade, principalmente no verão. Creme hidratante depois do banho é regra! Se têm uma preguiça enorme então comprem aqueles cremes da Nivea para se usar no banho que são a 8ª maravilha do mundo, super práticos e muito, muito bons! Não se esqueçam de esfoliar de quando em vez (se acham que é um produto caro, há inúmeras receitas de esfoliantes caseiros na internet) e de protegerem a vossa pele do sol. Sim! O protetor solar não é só para a praia. Usem-no diariamente, principalmente em zonas mais sensíveis ou expostas ao sol como a cara, o peito ou os ombros.
É muito importante terem determinados cuidados com a pele do rosto. Nem tentem deitarem-se com maquilhagem! Antes de dormir devem seguir o seguinte ritual: limpar a pele com uma toalhita desmaquilhante, lavar a cara com água e aplicar o creme da noite. Uma vez por semana, antes do creme devem esfoliar, voltar a enxaguar, aplicar uma máscara, voltar a lavar com água e só depois o creme. De manhã, depois do banho e quer usem maquilhagem quer não, usem SEMPRE um creme hidratante (mesmo que de seguida apliquem uma base por cima), de preferência com proteção solar. Se não tiverem, então aplicam os dois, um sobre o outro.

7. Tratem o vosso cabelo como um amigo do coração
É a moldura do nosso rosto, é das principais características que reparam em nós e, por isso, é preciso termos cuidados diários - ou quase - com ele.
A lavagem sempre que necessário é imperativo. Usem champôs indicados para o vosso cabelo e podem complementar com amaciador ou condicionador e usar uma máscara uma vez por semana. Sequem o cabelo (pelo menos a raiz) ao secador e nunca se deitem com ele húmido. Se usarem utensílios como a prancha ou o babyliss, então aconselho séruns para o proteger do calor. O mesmo acontece quando nos vamos expôr ao sol (agora nas férias é uma constante). Cortem as pontas com regularidade e não deixem que cresça espigado. Se não têm tempo nem disponibilidade financeira para o pintar mensalmente, então não se metam nisso. Pintar uma primeira vez, não custa. O problema é manter a coloração impecável, sem que se veja a raiz - se não conseguirem gerir esse timing, é melhor manterem a vossa cor original (tudo é melhor que más colorações ou raízes até às orelhas!). Quando o vosso cabelo está num dia não, sempre podem apanhá-lo e fazer efeitos giros e simples ou simplesmente usar um rabo de cavalo ou um coque. Não precisam de se subjugarem a um bad hair day - é só dar a volta por cima!
Um cabelo saudável não dá muito trabalho se conseguirem cumprir estas tarefas com regularidade. No entanto, se virem que não são assim tão boas a fazê-lo, ponderem cortá-lo num bob ou um lob - super tendência, super sexy e muito mais prático do que longos cabelos. Não dificultem o vosso dia a dia.

8. Não descuidem a manicure
Não tem que ser sofisticada, não tem que ter gel, gelinho nem nada dessas coisas. As unhas devem de estar sempre bem tratadas, limadas, não muito compridas nem muito curtas, limpinhas e, se vos apetecer, pintadas. Podem optar por um brilho, por cores delicadas ou por outras mais sofisticadas como o preto (o meu favorito) ou o vermelho.
É uma tarefa que vos ocupa um tempinho uma vez por semana mas que é importante. 
As cores demasiado garridas (como os azuis, os verdes, os fluorescentes) ou os desenhos e brilhantes não são muito a minha onda e até acho um bocado pimba, para ser sincera. Já não são nada tendência. Mas gostos não se discutem. Se preferem assim, força nisso! O importante é sentirem-se bem.
Evitem fumar (para que não se degradem) e roê-las. Não há nada mais feio do que isso, nem mesmo unhas com desenhos da Hello Kitty.

9. Façam a vossa pedicure
As regras são as mesmas que na manicure. Somando que aqui devem ter outros cuidados, principalmente se são mais sensíveis nos pés, como é o meu caso. Retirem as calosidades, esfoliem, hidratem, limem as unhas, retirem as cutículas e, se quiserem, pintem. Usem sempre uma base antes de aplicar o verniz (o mesmo para a manicure). Essa base vai fazer com que a unha fique mais dura, vai evitar que fique amarela e que o verniz dure mais tempo. Façam este ritual sempre que acharem necessário (que é como quem diz, assim que o verniz lascar).

10. Maquilhem-se em 5 minutos
A maquilhagem é importante. Não é fundamental, mas se quiserem dar um upgrade ao vosso look, então apostem nisso. Não precisam de muito para terem um ar fresco, bonito e saudável. Basta seguirem estas pequenas dicas (ideias para quem não gosta/não tem muito jeito para este ritual) e ficam prontas em 5 minutos:
 - Creme hidratante SEMPRE! E escolham um que vá de encontro às características da vossa pele.
- Base ou para pessoas que, como eu, não gostam desse produto, BB Cream. Notem que o tom do creme deve ser o tom da vossa pele (nem mais escuro nem mais claro). Não são bronzeadores, são cremes que uniformizam a pele e, se o fizerem, não vão notar que estão a usá-lo.
- Pó compacto para retirar o excesso de brilho, no mesmo tom da vossa pele.
- (facultativo) Eyeliner preto para quem percebe do assunto - que não é, de todo, o meu caso.
- Rímel em grandes quantidades.
- (facultativo) Blush que combine com o tom da vossa pele para dar aquela corzinha saudável.
- Batom. Eu prefiro, na grande maioria das vezes, o batom de cieiro. Mas podem optar por um batom colorido. Tenham em atenção à circunstância, à cor do batom e à espessura do vosso eyeliner.

Espero que estas dicas tenham sido úteis. Como vêem, não precisam de tanto tempo assim ou de gastar fortunas para conseguirem um ótimo trabalho. Experimentem e depois contem-me os resultados ;)


Acompanhem outras novidades no Facebook IT GIRLS

Sem comentários:

Enviar um comentário