30 de junho de 2016

bê à bá

Como prometido, depois das dicas sobre o que vestir/comprar para o estágio, cá está um post dedicado aos looks. Porque isto de falar é fácil, difícil é demonstrar.
Pois que temos conjuntos mais femininos, com folhos e tons pastel, temos outros mais desportivos de All Stars (eu disse que era possível), há uns mais descontraídos, outros mais minimalistas, uns mais clássicos... Enfim, tentei chegar a todo o lado para vos provar que não têm mesmo que mudar o vosso estilo, a vossa personalidade, absolutamente nada, só porque mudaram de ambiente. É só adaptar.

Antes de começarmos, deixo uma pequeníssima lista que vos pode ser útil sobre as peças que vos vão dar um jeitão neste processo:
Uma camisa clássica (pode ser azul, branca, preta, às riscas... o que entenderem, desde que combine com o resto da vossa roupa. O ideal era terem pelo menos duas); um cardigan que possam usar nos dias mais frescos para tapar um decote nas costas, por exemplo. Imaginem que têm um vestido que tem um grande decote nas costas mas que, tirando isso, é perfeitamente adequado ao vosso local de trabalho. Então não desperdicem essa peça e usem um casaco por cima; um casaco giro que vos fique bem com o resto da vossa roupa (se têm muitas peças lisas, apostem num casaco estampado e vice versa); um blazer é sempre um amigo fiel; uma saia com que se sintam bem (não deve ser muito curta mas também não precisa de ser até ao joelho); um vestido de corte direito que combine com todas as carteiras e sapatos e que não se ajuste ao vosso corpo (não queremos vestidos colantes, ok?); umas calças brancas (no inverno umas pretas); uma carteira e uns sapatos bons e neutros.
Todas estas peças encontram-se em saldos. Não sabendo qual a disponibilidade em loja, tomem-nas como um exemplo (o mesmo para os looks a seguir).
Mango | Stradivarius | Zara | Zara
Mango | Mango | Zara | Zara | Zara

Passando aos coordenados:
Se preferem vestidos e rasos e pouca complicação na vossa vida, podem levar isso mesmo para o trabalho. Neste caso, o casaco dá a sobriedade (e os pormenores giros, por acaso) e todo o conjunto é profissional, prático e fresco. Perfeito para quem anda muito a pé e não tem vida para usar saltos altos o dia inteiro.
Vestido Primark | Casaco e Carteira Zara | Sandálias Stradivarius

Então e se vocês têm mesmo aquele gosto por peças bem marcantes, de misturar tons e de brincar com a paleta de cores, este é o vosso look. O rosa chiclet e o laranja (das minhas combinações favoritas) podem ir juntos para o vosso estágio. Muito importante neste caso: não arrisquem este coordenado se não se sentirem 100% confortáveis com esta escolha... Não é para todos os gostos. Eu comprava e adorava cruzar-me com alguém assim vestida na rua ;)
Culottes, Sapatos e Carteira Zara | Blusa Mango | Argolas Casa Batalha

Se querem um meio termo, nem muito formal nem totalmente descontraída, se não querem chamar a atenção (pelo menos no início) então optem por um vestido de corte direito, simples e acrescentem um casaco interessante por cima. Neste caso, o escolhido, em tons de azul, é formal q.b. mas dá ao conjunto a informação necessária. Uma carteira e umas sandálias básicas é tudo o que é preciso. Uns brincos com pérolas dá sempre aquele toque elegante.
Vestido e Carteira Mango | Sandálias Zara | Casaco Primark | Argolas Casa Batalha

Mas se vocês já estão naquela fase de arriscar, se querem um look formal mas brincar com isso, reinventá-lo, então apontem. Uma saia midi que apesar de parecer justa, não o é, uma t-shirt com um apontamento (que podem acrescentar vocês mesmas às t-shirts que têm lá por casa), uns sapatos e uma carteira super clássicos, mas depois um twist com o lenço ao pescoço e uns óculos de sol bem masculinos. Todas sabemos que com saias lápis se usam as blusas (e até as de laçada). Giro é fazer o contrário!
T-shirt, Saia, Carteira e Óculos de Sol Zara | Lenço Mango | Sapatos Lefties

Vocês são mais femininas, mais românticas e preferem os tons pastel ao invés do preto, cinza e azul navy? Também pensei em vocês. Uma saia com um pormenor giro, uma blusa de gola e umas sandálias que combinam com mil e duzentos coordenados. Acrescenta-se a isso uma carteira estruturada dentro da mesma paleta de cores, uns brincos cheios de personalidade e uns óculos com pinta. Estão prontas para fazerem viras cabeças na rua (no bom sentido, claro!).
Blusa, Saia, Brincos, Carteira e Óculos Zara | Sandálias H&M

E então o exemplo das All Stars? Cá está. E decidi dificultar a parada e ainda acrescentei uns jeans e uma t-shirt. Fácil, sobrepõe-se uma peça formal (neste caso o blazer) e outra que dê cor e sofisticação (o lenço) et voilá! Digam-me lá se não se imaginam a ir trabalhar assim vestidas?
Blazer e Lenço Mango | Carteira e Jeans Zara | T-shirt Stradivarius | Sapatilhas All Stars

O vosso estilo é bem mais simples do que os anteriores? Ótimo. Então cá vai um conjunto descontraído, clássico e super sofisticado. Sim, é possível combinar essas três características. Usem a camisa de fora (especialmente se for bem larguita) e com as mangas subidas, e as calças acima do tornozelo. Os sapatos e os brincos dão a formalidade e a sofisticação. É um exemplo prático de que o menos é mais.
Blusa e Carteira Mango | Calças, Sapatos e Lenço Zara | Brincos Bimba y Lola

Estão habituadas a t-shirts e calças descontraídas e a rasos? Não têm que mudar isso. Encontrem blusas / t-shirts com pormenores, cores ou padrões interessantes e combinem com umas calças básicas. As sandálias podem perfeitamente ser rasas. Os brincos e a carteira complementam o look.
Tudo Zara

Por fim (e talvez o meu favorito, devo confessar), para as miúdas mais étnicas, que gostam de roupas over size, de temas tropicais, de vestidos compridos e descontração total - summer is a state of mind - então esta é a fórmula. Um vestido comprido preto, básico, interessante e perfeito também para um jantar ou uma festa; umas sandálias com as mesmas características, ideais para o local de trabalho (já que respeitam as regras do outro post, lembram-se?), um casaco que vem complementar o mood mas dá aquele ar mais certinho à cena, uma carteira que dá cor (de mar), uns óculos com pinta e uns brincos elegantes, que revelam a personalidade mas que são discretos.
Compram a ideia?
Casaco, Sandálias e Óculos de Sol Zara | Vestido Mango | Brincos e Carteira Bimba y Lola


Já dizia a Rachel Zoe que "o estilo é a forma de dizermos quem somos sem termos que falar" e nós somos todos diferentes, temos que aceitar isso! Não limitem a vossa vida aos padrões que a sociedade impõe, muitas vezes sem saber bem porquê. Se nos vestíssemos todos da mesma forma, não tinha piada nenhuma. Sejam fiéis a vocês mesmas e vão-se sentir confortáveis na vossa pele, seja qual for o vosso estilo. Não se esqueçam que é a nossa imagem que dita uma primeira impressão... E não querem dar uma impressão errada, pois não?
Personalidade e bom senso, é aquilo que deve resumir este post ;)

Espero ter ajudado!
Há dúvidas desse lado?


Acompanhem outras novidades no Facebook IT GIRLS

Sem comentários:

Enviar um comentário