27 de junho de 2016

saldos

Agora que já passou a primeira loucura por causa dos saldos - que começaram na passada quinta feira - podemos sossegar o espírito e pensar na melhor estratégia de ataque e conquista. Quantas vezes já compramos desenfreadamente peças que raramente (ou nunca) as usamos? Ou que nem sequer fazem o nosso estilo mas como estavam baratas, vieram para casa? Ou que depois de as termos, não sabemos como conjugá-las com a nossa roupa?
Isso prova que foram compras irrefletidas, do momento. E todas nós sabemos que essas compras podem ser um tormento.
Por isso, o post de hoje é dedicado ao pós-saldos: o que devemos de fazer/pensar antes de nos metermos na boca do lobo?

1. Arrumem
A arrumação é essencial. Comecem por tirar uma manhã ou uma tarde do vosso dia para tirar tudo o que têm no vosso roupeiro. Selecionem criteriosamente o que querem que fique e o que tem mesmo que sair. Separem o que está em bom estado, que vos serve e que ainda usam (muito importante!) daquilo que já não serve e/ou não usam (podem dar a outras pessoas) e que já está estragado (que vai diretamente para o lixo). Não vale a pena acumular tralha porque dá-vos a sensação que têm imensa roupa e, na verdade, não é bem assim...
Depois de ficarem apenas com aquilo que vão usar, percebam o que vos falta. Têm os básicos essenciais? Precisam de uma carteira nova? Uma peça mais tchana? E vão apontando. Depois, voltem a organizar o closet - calças todas juntas, depois as saias, os vestidos e por aí fora. Coloquem as peças mais delicadas em locais mais protegidos (caixas, sacos próprios...). O objetivo é que quando olharem para o vosso roupeiro saibam exatamente aquilo que têm, que consigam perceber onde estão as peças e que todo este processo seja rápido e eficaz.

2. Pesquisem
Depois de terem aquela lista do que vos faz falta na mão, toca de ir ao computador e pesquisarem nas lojas online. Assim vão preparadas, já vão com algumas ideias sobre o que procurar e quanto poderão gastar. As compras tornam-se mais rápidas, cómodas e sensatas.
É importante também definir um orçamento.

3. Escolham sabiamente
O dia e o momento que escolhem para fazer compras é essencial para não perderem a cabeça. As manhãs são sempre mais calmas que as tardes ou as noites. Optem pelas manhãs de qualquer dia da semana, a hora de almoço/jantar ou fins de semana de muito calor (em que a maioria das pessoas prefere estar na praia do que num shopping). Fazer compras com calma, sem filas nem pressões de tempo é meio caminho andado para que tudo corra bem, como planeado.

4. Vistam-se a rigor
Parece estúpido mas vão já perceber que até faz sentido. A roupa que escolhem para ir às compras é um fator decisivo. Devem optar por vestidos que possam vestir e despir muito facilmente; por um calçado super confortável (que não vos canse os pés) e que seja igualmente fácil de calçar e descalçar; uma carteira pequena, em que levem o essencial e que possam usar à tiracolo para não vos pesar; poucos acessórios para não atrapalhar; cabelo lavado e bonito e uma maquilhagem simples mas bonita, para que quando se olhem ao espelho com as peças possam gostar do todo; quanto à lingerie, sugiro cor da pele, básica e que não marque para que qualquer peça fique bem por cima.
Já faz sentido agora?

5. Se não servir, não levem!
Não comprem peças que não vos serve só porque acham que vão emagrecer para caber lá dentro. Isso não vai acontecer e a peça vai ficar esquecida num canto. Por outro lado, se a peça valer a pena, estiver a bom preço e vocês conhecerem uma costureira 5 estrelas, podem aproveitar e comprar o tamanho acima e fazerem os ajustes que acharem necessário.
Se estiverem na dúvida se gostam/se vão usar ou não a peça, então mais vale deixá-la. O mais certo é arrependerem-se de a ter comprado.

6. Selecionem
O mais importante no final das compras é que se tenham mantido dentro do orçamento, que tenham feito compras inteligentes - peças que vos fazem falta, com boa qualidade - e que as usem por bastante tempo.
Por isso, não comprem por impulso, vejam se vos assenta MESMO bem, que tem qualidade e que não tem defeitos, que tem um preço razoável e que vão usar com frequência. Se o orçamento vos sobrar, aproveitem para comprar aquela saia de lantejoulas ou aquele casaco étnico ou aquelas sandálias de salto alto que já estão a namorar desde o início da coleção.

Espero que estas dicas tenham sido úteis!
Boas compras IT GIRLS!


Acompanhem outras novidades no Facebook IT GIRLS

Sem comentários:

Enviar um comentário