28 de junho de 2016

e agora?

É frequente perguntarem-me o que se deve e não se deve vestir no trabalho ou no estágio que está prestes a começar. Renova-se o guarda roupa? Deixa-se de lado as t-shirts e as All Stars? Aposta-se nos blazers pretos e nas calças clássicas? Deve usar-se sempre salto alto? Como é que se faz esta transição?


Eu tenho uma opinião muito formada neste caso: nunca se deve mudar o estilo pessoal. Se houver necessidade, adapta-se. Mudar, nunca.
Primeiro, não vale a pena fingir ser quem não somos na realidade. Se o estilo clássico não é a nossa onda, então não vamos forçar. Vamos sentir-nos mal durante o dia, desconfortáveis, e mais cedo ou mais tarde a verdade vem ao de cima.
Segundo, poucas pessoas têm disponibilidade financeira para renovar o closet, por isso, é imperativo reaproveitar, reinventar e acrescentar só as peças essenciais.
Terceiro, há que perceber qual é o dress code do emprego/estágio em questão. Isto é, uma coisa é ir trabalhar para um gabinete de advogados, outro é para um jardim de infância. E ainda há os casos em que há a necessidade de vestir uma bata.


Por isso, dou algumas dicas importantes - para além da principal que é manterem o vosso estilo pessoal - que devem ter em consideração quando se vestirem (ou estiverem a fazer umas compras) para o vosso estágio:

1. Nunca se esqueçam que ainda estão na casa dos 20 anos. Não têm que se vestir como se tivessem 50. Cores e padrões são permitidos!

2. Escolham peças que consigam conjugar com a roupa que já têm.

3. Atenção aos comprimentos: se usarem short de ganga não tem problema algum na rua, no emprego já não é aconselhável. Também não precisam de apenas usar saias até ao joelho. Encontrem um meio termo.

4. Atenção aos decotes e transparências. Tudo o que seja demasiado evidenciado é escusado nesse contexto. Aproveitem os vossos tops e vestidos mais sexy para os jantares e festas com os amigos.

5. Os sapatos são outra preocupação da maioria. Na minha opinião, não precisam de usar saltos e as sapatilhas - na maioria dos casos - são permitidas. Mas em relação aos saltos: optem por um modelo mais simples, em tons neutros (para vos facilitar a vida e conjugar com tudo), com um salto baixo ou médio e de preferência que não seja de agulha. Aqui podem despender mais uns eurinhos para comprar um bom par, confortável e que vos dure bastante tempo. O mesmo se aplica às botas/botins de inverno. Já os rasos, podem ser mais femininos (sabrinas) ou masculinos (oxford shoes) e devem ser igualmente confortáveis.

6. A maquilhagem deve existir mas deve ser sóbria. Se tiverem uma reunião ou semelhante, evitem batons e sombras de cores vivas (vão desviar a atenção de quem vos está a ouvir). Apostem numa boa base / creme hidratante / BB Cream e um blush para terem sempre um ar saudável, fresco e jovem.

7. Tenham em conta o material da vossa roupa. Por vezes o barato sai caro e, por isso mesmo, optem por materiais como o algodão (que não faz transpirar - e cheirar mal), tecidos que não se estraguem com facilidade e as camisolas com borboto são para ficar em casa!

8. O cabelo deve sempre estar lavado e minimamente arranjado. Pesquisem penteados simples e giros que possam fazer nos dias em que acordam e o vosso cabelo não quer colaborar convosco.

9. Os acessórios são, obviamente, permitidos mas não se ponham a levar os vossos brincos até aos ombros em rosa choque. Quase sempre o menos é mais. Optem por peças mais elegantes e sofisticadas, em dourado, com pormenores que vos identifique.

10. O sorriso. É verdade! Nunca se podem esquecer dele em casa. Se estiverem a fazer o que gostam, é mais fácil. Se não, arranjem uma força extra, uma motivação que vos faça ver a vida pelo lado positivo. Happy mind, happy life!


Hoje escrevi a teoria sobre este tema. Esta semana volto com a prática, que é sempre muito mais interessante...
Têm alguma peça em particular que não saibam se é ou não apropriada para o vosso local de trabalho? Alguma dúvida? Sugestão? Já sabem que podem partilhar.


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